Equipamentos - Tecnologias de Informação e Comunicação

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um factor fundamental para um ensino actual e dinâmico. Assim, o IPM proporciona a alunos e professores um ambiente informático moderno e actualizado no sentido de estimular a utilização das TIC no ensino/aprendizagem. O Centro de Informática é a unidade de apoio a alunos e pessoal docente, proporcionando o acesso online a diversos serviços e desenvolvendo ainda aplicações para suporte do trabalho académico e administrativo.

Actualmente, existem 22 laboratórios de informática com mais de 1.000 computadores. 19 desses laboratórios estão equipados com computadores PCs e 3 com Mac, havendo mais de 100 diferentes aplicações instaladas nos laboratórios.

No campus principal, existem 16 laboratórios de informática, sendo um deles de livre acesso, para estudo, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana (excepto feriados).

Existem ainda 6 laboratórios de línguas com equipamento multimédia e sistemas específicos para o ensino de línguas (quatro desses laboratórios encontram-se no campus principal e os outros dois estão localizados no Centro de Inglês MPI-Bell).

Todas as salas de aula, incluindo os laboratórios de informática e de línguas estão equipados com um computador com ligação à Internet, um projector e um sistema de áudio.

O campus principal é dotado de de uma rede wireless para fácil acesso à Internet, havendo ainda quiosques de informação em vários locais do campus, proporcionando acesso à Internet a alunos e visitantes.

As residências de estudantes estão igualmente equipadas com computadores ligados à internet.

O Instituto dispõe de uma plataforma online para a criação de cursos, no sentido de complementar o ensino presencial, possibilitando o acesso dos alunos aos materiais pedagógicos, sem restrições de tempo/espaço e uma maior flexibilidade no processo de ensino/aprendizagem.

Há cerca de 40 Sistemas de Informação em uso no Instituto para apoio a diversos departamentos administrativos e académicos.

O Centro de Informática dispõe ainda de uma equipa de apoio directo, na sala A201, cujos serviços podem ser solicitados por todo o pessoal e alunos.

Mais informações sobre o Centro de Informática podem ser obtidas na página do Centro.